Inflação medida pelo IPC-S sobe para 0,61%, aponta FGV

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) relativo à semana encerrada em 13 de dezembro subiu para 0,61%, acusando uma elevação de 0,04 ponto percentual em relação à taxa apurada na última edição. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e indicam que as maiores influências para a alta continuaram sendo exercidas pelos grupos Transporte e Habitação – que juntos contribuíram com aproximadamente dois terços do resultado final. Alimentação também favoreceu a alta entre um período e outro.

O Grupo Habitação, mesmo exercendo pressão de alta, teve seu resultado reduzido de 0,54% para 0,47%, contribuindo com 0,15 ponto percentual para a inflação do período – contra os 0,17 pontos de contribuição na semana imediatamente anterior. Já o grupo Transportes teve a sua contribuição ampliada em 0,01 ponto percentual, ao passar de uma alta de 1,89% para 1,96%.
Já o grupo Alimentação, mesmo tendo retração de preços em 11 dos itens que o compõem, contribuiu com 0,11 ponto percentual para a alta. Esta contribuição foi determinada pelo item Carnes Bovinas e Suínas.

Voltar ao topo