Indústria puxa alta de 3,4% do PIB em relação ao primeiro trimestre de 2005

Rio – O crescimento de 5% na indústria foi o principal responsável pela alta de 3,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre de deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. As atividades que mais contribuíram para a expansão da indústria foram mineração (12,6%) e construção civil (7%). O crescimento da extração mineral foi puxado pelo aumento de 12,7% na produção de petróleo e gás e de 16,8% na produção de minério de ferro.

O setor de serviços que também integra a composição do PIB teve aumento de 2,8%. Os maiores destaques foram o comércio atacadista e varejista (4,8%) e o de transportes (3,6%). Dos três setores que entram no cálculo do PIB, o agropecuário foi o único que contribuiu negativamente para a formação da taxa divulgada hoje pelo IBGE.

A gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebecca Palis, destacou a participação da construção civil no resultado positivo do PIB e apontou como fatores para o crescimento do setor a realização de obras de governo em infra-estrutura, como por exemplo, a operação tapa buracos, e também a expansão do crédito para a habitação.

O Produto Interno Bruto brasileiro apurado pelo IBGE no primeiro trimestre deste ano também teve crescimento de 1,4% em relação ao último trimestre do ano passado. Os principais fatores que contribuíram para o resultado positivo nesta comparação foram a expansão da indústria (1,7%), dos serviços (0,8%) e da agropecuária (1,1%), que teve melhora no desempenho com o fim do problema da febre aftosa.

Voltar ao topo