Indústria mostra crescimento moderado de produção

As avaliações do empresariado brasileiro sobre a situação atual da indústria são de um crescimento moderado da produção. A informação consta da 160ª Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação, referente ao segundo trimestre e divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento é trimestral, e pesquisou 935 empresas, entre os dias 29 de junho a 27 de julho. A prévia dos resultados da sondagem foi anunciada no dia 12 de julho. De acordo com comunicado da FGV, "as avaliações sobre situação presente retratam um quadro semelhante ao do mesmo período no ano passado".

Da pesquisa anterior, referente ao primeiro trimestre, à edição da sondagem anunciada hoje, caiu de 18% para 14% a parcela dos empresários entrevistados que classificam como forte a demanda atual. No mesmo período de comparação, subiu de 16% para 26% o porcentual dos pesquisados que consideram como fraca a demanda atual. No quesito sobre estoques, caiu de 5% para 4% a parcela dos entrevistados que classificam como insuficiente o nível de estoques atual, da pesquisa anterior para o levantamento anunciado hoje.

No mesmo período de comparação, subiu de 9% para 11% a parcela dos entrevistados que consideram excessivo o nível de estoques atual. A FGV informou ainda que, caiu de 27% para 16% a parcela dos pesquisados que classificam como boa a situação atual dos negócios, na passagem da sondagem anterior para à anunciada hoje. No mesmo período, subiu de 20% para 24% o porcentual de entrevistados que consideram como fraca a situação atual dos negócios. A sondagem é realizada pela FGV desde 1966, com periodicidade trimestral.

Voltar ao topo