Idoso com cartão vencido pode pegar ônibus de graça

Os idosos que estão com o cartão-transporte vencido podem continuar a utilizar normalmente o sistema de ônibus de Curitiba, bastando apresentar a carteira de identidade para ter acesso gratuito ao transporte coletivo. A informação é da Urbs, gerenciadora do transporte na cidade, que garante aos idosos o direito constitucional de isenção tarifária.

Em breve, todos os que não renovaram o cartão vão encontrar a mensagem de alerta no validador, informando o prazo de validade do documento. Por isso é importante que todos aqueles que fizeram o cartão-transporte há mais de um ano compareçam aos locais de renovação agora, para evitar filas.

A Urbs informa, porém, que o cartão do idoso pode ser renovado a qualquer momento. Para fazer o recadastramento, o usuário deve ir até um dos postos das Ruas da Cidadania da Matriz, Boa Vista, Carmo, Pinheirinho e Fazendinha, das 8h30 às 17h, levando o cartão e o documento de identidade. Aqueles que trocaram de endereço devem informar a mudança.

O cartão é uma forma de garantir a mobilidade e o acesso do idoso ao sistema de transporte coletivo, assegurando-lhe a cidadania. Com o cartão, quem tem mais de 65 anos pode desembarcar pelas portas traseiras, como os demais usuários, além de ganhar agilidade, já que não há perda de tempo com a conferência do documento. Quando usa a carteira de identidade, o idoso tem de embarcar e desembarcar pela porta da frente, o que muitas vezes pode causar transtornos.

Os dados dos usuários do cartão-transporte com direito à gratuidade devem ser confirmados anualmente. A revalidação é necessária para que o benefício seja garantido exclusivamente àqueles que têm direito a ele. Mais de 98 mil idosos usam o cartão-transporte em seus deslocamentos.

Voltar ao topo