Quem faz o alerta é a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todos os motoristas precisam portar obrigatoriamente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o conhecido “documento do carro”. No entanto, existe uma exceção nesta regra. O texto atual do Código de Trânsito diz que quando o policial ou agente de trânsito tiver acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado o porte da CRLV não é obrigatório.

+ Leia Mais: Vai pra Guaratuba de ônibus, van ou trailer? Se prepare pra “facada” no seu bolso

E é aí que mora o problema dos motoristas paranaenses. Desde o início da noite desta sexta-feira (27), a seção de extrato de débitos do site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está fora do ar, em uma parada programada, para atualização do sistema. O serviço de consulta deve voltar ao ar somente na próxima quinta-feira (2), às 7 horas da manhã.

Site do Detran tá de “férias”. Foto: Reprodução

Ou seja, se você estiver sem o documento do carro e for parado numa blitz ou fiscalização, dançou. A multa para quem não porta um documento de porte obrigatório é leve (três pontos e R$ 88,38). Contudo, a medida administrativa correspondente é a retenção do veículo até a apresentação do documento, o que pode implicar no seu recolhimento a um pátio conveniado da PRF.

Como outros serviços do Detran-PR via internet também estão inoperantes, o motorista também terá dificuldades para quitar eventuais débitos necessários para retirar um veículo do pátio, por exemplo.

Portanto, meu querido, FIQUE ESPERTO!