Venezuela quer integrar Mercosul até dezembro

Recife

(AFP) – O governo venezuelano quer que seu país ingresse no Mercosul antes de 31 de dezembro deste ano, informou ontem, em Recife, o ministro da Produção e Comércio daquele país, Ramón Rosales. Depois de uma reunião na última sexta-feira entre os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e o brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, a Venezuela expressou seu interesse em antecipar as negociações para entrar no Mercosul, como o Peru, que também está negociando por sua parte, de acordo com o ministro Rosales.

Essa negociação será paralela à de um acordo para a criação de uma área de livre comércio entre a comunidade andina – à qual pertencem o Peru e a Venezuela – e o Mercosul. “O Brasil vai informar, na próxima semana, ao resto dos países do Mercosul sobre a decisão que anunciamos para iniciar as negociações Venezuela-Mercosul”, acrescentou Rosales.

Rosales precisou que é desejável e factível que a Venezuela ingresse no Mercosul antes de 31 de dezembro. Chavez e Lula também expressaram na reunião de ontem seu interesse de que a comunidade andina e o Mercosul concluam as negociações bilaterais ainda este ano.

Voltar ao topo