Valor do CUB sobe 0,24% em julho

Para os meses de agosto e setembro, a previsão é de alta acentuada do CUB.

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná) foi reajustado em 0,24% no mês de julho. O CUB-PR ficou abaixo do índice de inflação, medido pelo IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, que atingiu 1,95% no mês. O custo dos materiais aumentou 0,50%, enquanto a mão-de-obra permaneceu inalterada.

Com esse reajuste, o custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 574,06 o metro quadrado em julho. O CUB-PR acumula reajuste de 3,45% nos últimos doze meses, bem abaixo da inflação (IGP-M) que atingiu 9,99% no período.

Para os meses de agosto e setembro, a previsão é de alta acentuada do CUB-PR. De acordo com a assessoria econômica do Sinduscon-PR, o índice deverá refletir os reajustes dos salários dos trabalhadores do setor. Ainda não foi fechada a convenção coletiva, cuja data-base é o mês de junho.

Segundo a pesquisa do Sinduscon-PR, foram reajustados acima da inflação, em julho, o piso cerâmico (6,74%); forro de gesso (6,36%); aluguel de betoneira (5,00%); telha de fibrocimento (4,90%); aço para concreto (3,57%); chapa de compensado (2,70%); vidro 3mm (2,08%); e eletroduto de PVC (2,05%).

Voltar ao topo