UE tem ?plano B? antes do fim da rodada de Doha

Genebra – Sem saber o que vai ocorrer nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), a União Européia (UE) estabelece seu ?plano B? para conseguir acordos comerciais com alguns de seus principais parceiros. Ontem, os governos da Europa deram o sinal verde para que o bloco negocie entendimentos com a Índia, Coréia do Sul e com a ?Asean? (grupo de dez países do sudeste asiático). A estratégia dos europeus prevê ganhos em exportações da região a esses novos mercados caso os acordos sejam fechados.

Outra iniciativa será a de iniciar negociações com os países andinos. Mas o plano não cita qualquer menção ao restabelecimento das negociações com o Mercosul, paralisadas há meses. As negociações da OMC estão em um estado crítico e muitos já alertam que podem fracassar. Caso isso ocorra, um acordo de liberalização poderia ser adiado para pelo menos 2009. A UE, porém, deixa claro que não vai ficar esperando. Ainda ontem, os ministro das Relações Exteriores dos 27 países do bloco deram a autorização para que a comissão comece a negociar novos acordos de acesso a mercado para seus produtos.

A escolha desses parceiros foi tomada com base no potencial de crescimento das economias, do fluxo de comércio e das barreiras que poderiam ser retiradas. 

Voltar ao topo