UE negocia memorando de entendimento com Chipre

A União Europeia (UE) ainda negocia os termos do memorando de entendimento para o resgate do Chipre e não há data para que ele seja concluído, afirmou nesta terça-feira Olivier Bailly, porta-voz da Comissão Europeia, braço executivo da UE.

“Estamos finalizando o conteúdo (do memorando) com as autoridades cipriotas”, disse Bailly, acrescentando que o prazo não oficial para a conclusão das negociações é o início de abril.

Pelos termos do acordo, a UE e o Fundo Monetário Internacional vão emprestar 10 bilhões de euros (US$ 12,8 bilhões) ao governo do Chipre, mas a ajuda está condicionada a uma radical reestruturação e diminuição do setor financeiro do país.

Questionado sobre notícias de que a economia do Chipre pode encolher até 9% este ano por causa das exigências para o resgate, muito mais do que se previa anteriormente, Bailly respondeu que há “muitos números” sendo mencionados e disse ser necessário que haja uma previsão confiável de crescimento “para o período do acordo”.

Quanto maior a contração da economia do Chipre, maiores as chances de a ilha precisar de auxílio adicional no futuro. As informações são da Dow Jones.