Proposta da VarigLog entrega Nordeste e Rio-Sul a credores

Foto: Chuniti Kawamura/O Estado

Varig cancelou 51% dos vôos que estavam previstos para ontem, nacionais e internacionais.

Segundo a proposta apresentada ontem à Justiça, ao menos uma das duas subsidiárias regionais da Varig ficaria com a ?velha Varig?, mesmo com a venda de suas operações no leilão marcado para o próximo dia 12.

A VarigLog, ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig, manteve, entretanto, a oferta de uma injeção de US$ 485 milhões na empresa aérea em troca de 90% de suas ações.

O dinheiro não seria utilizado diretamente para o pagamento de parte dos R$ 7,9 bilhões que a Varig deve a seus credores, mas para garantir a continuidade de seus vôos.

Para concordar em repassar o controle à VarigLog, os credores ficariam com 5% das ações da nova Varig e os trabalhadores, com outros 5%.

Para dar continuidade às operações da Nordeste ou da Rio-Sul, os credores da Varig assinariam um contrato de fretamento de aviões com a VarigLog.

Além disso, a ?velha Varig? também ficaria com o centro de treinamento de tripulantes da empresa, que fecharia contratos com a ?nova Varig? para o treinamento de seus funcionários.

A cópia da proposta anexada ao processo na Justiça do Rio ainda não prevê, entretanto, que os compradores da Varig vão honrar as milhas dos clientes da Varig nem garantir os bilhetes já emitidos.

Na semana passada, a Justiça do Rio havia informado que a VarigLog se comprometeu a assumir esse passivo caso venha a vencer o leilão da empresa que deve ser realizado no próximo dia 12.

A nova proposta da VarigLog para compra da Varig inclui a possibilidade de os credores ficarem com a Nordeste ou a Rio-Sul, caso a venda se concretize.

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