Preços ao consumidor dos EUA sobem 0,5% em julho

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,5% em julho, na comparação com junho, em termos ajustados, informou o Departamento do Comércio. Essa foi a maior alta desde março deste ano e ficou acima da estimativa dos economistas ouvidos pela Dow Jones, que era de alta de 0,3%.

O núcleo do CPI – que exclui itens voláteis como alimentos e energia e é considerado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) um indicador mais confiável das tendências da inflação – aumentou 0,2% no mês em julho, em linha com as previsões.

Em comparação com julho do ano passado, o CPI subiu 3,6%, acima da meta do Fed. No entanto, excluindo alimentos e energia, a inflação ficou apenas 1,8% mais alta no espaço de 12 meses.

Os preços da energia cresceram 2,8% em julho, depois de caírem 4,4% em junho. Os preços da gasolina, que aumentaram 4,7% em julho, corresponderam a quase metade da alta na inflação. Os alimentos tiveram crescimento de 0,4% nos preços em julho, o dobro da alta registrada no mês anterior.

A renda real semanal dos assalariados caiu 0,1% em julho. Desde o pico, em outubro de 2010, os salários ajustados pela inflação diminuíram 1,3%, mostrando que a pressão salarial permanece pequena e impõe pouca ameaça à inflação. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo