País vai suspender exportação de carne aos Estados Unidos

O Brasil deve deixar de exportar carne industrializada para os Estados Unidos, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A análise feita por técnicos americanos em frigoríficos do País concluiu que existem divergências no sistema de auditoria determinado pelo governo brasileiro em relação às exigências feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O diretor-executivo da Abiec, Luiz Carlos de Oliveira, afirmou hoje que o USDA deu a possibilidade ao Ministério da Agricultura do Brasil de se manifestar voluntariamente antes de suspender as importações brasileiras. “O governo americano recomendou que fosse suspensa temporariamente as exportações, antes que eles mesmos suspendessem integralmente as compras de carne brasileira”, disse Oliveira.

Ele explicou que as indústrias estão aguardando uma definição oficial do governo brasileiro, após reunião que acontece hoje em Washington. “Ou o governo brasileiro suspende a emissão dos certificados de exportação temporariamente até que os pontos críticos sejam ajustados ou os Estados Unidos irão suspender as importações brasileiras”, disse.

O representante das indústrias informou que o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, embarcou para os Estados Unidos levando um plano de ação a ser apresentado a Washington propondo treinamento dos técnicos do governo e revisão no processo de auditoria do ministério para que haja uma harmonização entre os sistemas dos dois países.