Observadores já estão trabalhando na Ucrânia, diz UE

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, informou que observadores começaram a trabalhar em Kiev, capital da Ucrânia, atendendo às condições impostas pela Rússia para retomar o envio de gás natural para a Europa por meio de gasodutos ucranianos. Os observadores europeus estão checando os volumes de gás que a Rússia transporta pela Ucrânia para mediar uma disputa de preços entre a estatal russa Gazprom e a estatal ucraniana Naftogaz.

Executivos das duas companhias e representantes da União Europeia se reuniram ontem em Bruxelas. Eles concordaram em estabelecer uma equipe de observadores, que agora começou a trabalhar no ponto central de despachos em Kiev.

Na manhã desta sexta-feira (9), a Comissão Europeia pediu que a Rússia retomasse o envio de gás e observou que o reinício do transporte do insumo para clientes da União Europeia poderia demorar mais de três dias, enquanto a rede de gasodutos é reabastecida.

No semana passada, a Gazprom interrompeu o envio de gás por meio da Ucrânia, provocando deficiência no abastecimento em vários países europeus. A União Europeia depende da Rússia para 25% do gás natural que consome, com 80% de suas importações passando pela rede de gasodutos da Ucrânia. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo