Metalúrgicos da Renault aprovam medida que evitará demissões

Os trabalhadores da Renault do Brasil S/A aprovaram em assembléia realizada na tarde desta segunda-feira (5) o protocolo de intenções que havia sido assinado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e pela montadora
no dia 23 de dezembro de 2008. No protocolo, a entidade e a empresa concordam com a suspensão dos contratos de trabalho como alternativa à dispensa.

O protocolo foi assinado com o objetivo de evitar a demissão de mil trabalhadores em janeiro de 2009. Com a sua aprovação, os trabalhadores que seriam demitidos terão seus contratos suspensos durante cinco meses, conforme artigo 476 da CLT, com a garantia dos valores salariais de recebem mensalmente.

Os trabalhadores que terão seus contratos suspensos receberão, pelo prazo determinado, a bolsa de qualificação profissional, paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e ainda uma ajuda compensatória da empresa, sem
natureza salarial. Será garantida a manutenção do nível salarial líquido dos trabalhadores, assim como a computação destes cinco meses para o pagamento de férias, 13º salário e FGTS.