Mantega afirma que País está na ‘alça de mira’ de investidor externo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Brasil está na "alça de mira" dos investidores estrangeiros. Por isso, ele não acredita que o Brasil vá sofrer com redução dos investimentos por conta das turbulências no mercado internacional. "O Brasil está sendo considerado próximo do investment grade. Ele está na alça de mira dos investimentos. Os investidores sabem que eles podem vir para cá para ganhar dinheiro com operações sólidas, com baixo risco", disse ele.

Para o ministro, o Brasil tem essa combinação de fatores: "O risco é baixo, porque os fundamentos são sólidos, temos reservas temos superávit comercial, superávit em transações correntes. As condições são muito favoráveis.".

Para ele, o que pode acontecer é uma seleção de países na qual o Brasil se insere. "No momento anterior à turbulência, se tem uma certa liberalidade dos capitais. Eles começam a arriscar em mercados de maior risco, sem muito precaução e, depois, quando acontece muita turbulência, o pessoal acorda e fala: exageramos na dose e ousamos demais, então vamos ser mais conservadores e vamos para os investimentos mais seguros", disse Mantega. Na sua avaliação, o Brasil consta no rol dos países que permitem investimentos seguros.

Voltar ao topo