Lula reafirma que País será o primeiro a sair da crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer hoje que o Brasil foi o último país a entrar na crise e que está sendo o primeiro a sair. Em entrevista na capital costarriquenha, depois de ouvir elogios do presidente Oscar Arias que disse que o Brasil será um dos países industrializados do primeiro mundo e o agradeceu pela liderança dentro do G-20, Lula falou sobre a situação do país neste momento. Segundo ele, hoje tem menos gente torcendo para o Brasil não dar certo.

Lula salientou que não vacilou em nenhum momento de tomar decisões para combater a crise e emendou: “está tudo do jeito que Deus gosta”. O presidente lembrou que os juros estão caindo e a inflação está sob controle e disse que tudo isso é uma conquista importante do povo brasileiro.

Os comentários do presidente sobre a situação da economia brasileira também foram dados em resposta a uma pergunta da imprensa costarriquenha que pediu uma avaliação do primeiro e segundo mandatos dele. Antes de responder, Lula brincou que a imprensa brasileira ia dizer que ele estava fazendo campanha. “Eu não estou fazendo campanha”, enfatizou, respondendo que o primeiro mandato foi para consolidar as políticas sociais e o segundo para aperfeiçoar as políticas sociais e passar a investir em infraestrutura.

Lula criticou o fato de que, durante muitos anos, não houve investimento em infraestrutura no país. Segundo ele, o último presidente a investir no setor foi Ernesto Geisel. Ele comentou ainda que quem fiscaliza hoje ganha o dobro do que quem faz as obras e, por isso, as pessoas preferem fazer um concurso para fiscalizar. “Isso é da vida”.