Lactec testa gerador de energia movido a biodiesel

Testar um gerador de energia elétrica movido a biodiesel é a nova aposta do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). A iniciativa pode contribuir com a sustentabilidade de pequenas comunidades que não possuem energia elétrica que, além de utilizar o gerador, produzem a matéria-prima para o biodiesel.

Nesta primeira fase, entre os objetivos está verificar a possível diminuição de emissões de gases poluentes e o desempenho técnico da máquina com o uso do biodiesel, informa a pesquisadora do Departamento de Tecnologia em Materiais do Lactec, Helena Maria Wilhelm. ?O monitoramento da tecnologia empregada no grupo gerador vai possibilitar uma alternativa para as concessionárias de energia elétrica?, aposta.

O teste, de 1.000 horas de funcionamento do gerador, dividido em cinco etapas de 200 horas, vai servir para constatar ocorrências de corrosões, rompimentos e o funcionamento geral da máquina com o biodiesel. O grupo gerador deve suprir cerca de 10% da demanda do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) do Lactec.

Entre as constatações preliminares, já foram percebidas algumas diferenças no uso do biodiesel em relação ao diesel no equipamento. ?A redução da fumaça chega a 60%, além de redução da quantidade de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos emitida?, constatou o pesquisador do Lactec Renato Penteado.

Utilização

Esse tipo de gerador é usado em situações emergenciais (em hospitais e empresas) pela Companhia de Energia do Paraná (Copel), por exemplo, mas com diesel. Nesse caso, o combustível precisa ser trocado a cada três meses, independente de ter sido utilizado ou não. O tempo possível de permanência do biodiesel dentro do gerador será outro aspecto a ser analisado pelos pesquisadores.

Dependendo do bom desempenho, a utilização do biodiesel deve se expandir para atender, além dos casos emergenciais, os chamados sistemas isolados. ?Há a possibilidade de atender a região Norte do País, em comunidades rurais onde não há energia elétrica, pelo programa do governo federal Luz para Todos, que prevê a universalização da energia elétrica?, comentou Helena.

Voltar ao topo