Ipea prevê alta de 1,8% na produção industrial de abril

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje projeções para os resultados da produção industrial brasileira de abril, que serão apresentados pelo IBGE na próxima segunda-feira. A expectativa do órgão é de um aumento de 1,8% na produção em abril ante março, mas queda de 14% na comparação com abril do ano passado.

O Ipea projeta que, entre os indicadores setoriais, o destaque negativo ficará por conta da produção de automóveis que, após acumular queda de 16,8% no primeiro trimestre de 2009 ante o mesmo período do ano anterior, “voltou a apresentar retração superior a dois dígitos em abril, recuando 15,8%”.

O coordenador dos dados do Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal, Leonardo Carvalho, afirma na nota à imprensa que “este resultado (dos automóveis) deve ser entendido mais como uma acomodação, uma vez que o primeiro trimestre registrou uma antecipação de vendas, devido às incertezas sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”.

No que diz respeito a outros indicadores antecedentes da produção, o Ipea destaca que o fluxo de veículos pesados nas rodovias registrou o terceiro mês consecutivo de crescimento na margem, avançando 0,9% em relação a março, mas, na comparação com igual mês do ano passado, o mês de abril voltou a registrar recuo (-4,9%). Já o setor de papelão cresceu 1,8% em abril em relação ao mês anterior, com retração de 4,9% na comparação com abril de 2008.

Voltar ao topo