Geração de energia cresceu 5,2% em maio

Brasília – A geração de energia elétrica em maio registrou aumento de 5,2% em relação a maio do ano passado, segundo dados preliminares divulgados ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) órgão que administra a produção de energia elétrica no País. Segundo o ONS, a geração média deste mês ficou em 48.421 megawatts (mW), com acréscimo de 2.393 mW em relação ao observado há 12 meses.

O ritmo de maio é inferior ao observado em março e abril e reflete a queda da temperatura média no País nas últimas semanas. Em relação a abril, a carga média de maio registrou queda de 4,6%, conforme o ONS. No acumulado em 12 meses em relação a igual período anterior, a variação atingiu 4,3%.

Além da atividade econômica, a geração de energia está bastante vinculada à temperatura média nas grandes cidades. Com a queda da temperatura nos meses de maio a julho, há uma queda sazonal no consumo de energia elétrica por parte das residências e do comércio. O consumo industrial, ao contrário, está mais vinculado ao ritmo de produção do País como um todo.

Regiões

Em termos regionais, os dados do ONS mostram que o maior aumento da carga em maio foi no Nordeste, com variação de 6,3% no intervalo de 12 meses, com geração de 7.059 mW médios. A região Norte registrou expansão de 5,7% (3.541 mW médios), enquanto no Sudeste (29.907 mW médios) a variação foi de 5,4%. O Sul do País continua apresentando o menor ritmo de expansão na geração de energia, conforme os dados do ONS, com carga de 7.914 mW médios em maio.

Voltar ao topo