FHC critica “face dupla” americana

Brasília

(Das agências) ?Embora não citando o nome do país, o presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma crítica contundente aos Estados Unidos, ontem, durante almoço com chefes de Estado de nações de língua portuguesa, no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores. De acordo com o presidente brasileiro, “alguns países desenvolvidos exigem muitos ajustes de economias em desenvolvimento e, paradoxalmente, não parecem ter controle sobre suas próprias economias”.

“A transparência que tanto nos pedem não parece ser tão transparente assim acima do Equador. Não aceitamos essa ética de dupla face. Temos nossas mazelas, que são muitas, mas temos também nossos valores”, disse FHC. Há alguns dias, o governo brasileiro foi criticado pelo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul O?Neill, que condicionou uma eventual ajuda financeira ao país a uma garantia de que os recursos não seriam desviados para contas em bancos da Suíça.

Fernando Henrique lembrou que o Brasil há muito tempo vem ajustando sucessivamente suas contas para se manter de acordo com as exigências do mercado internacional e avaliou que o problema não parece estar no Brasil, mas em um sistema ilógico de globalização. “O Brasil, que já apertou tanto suas contas, não sabe mais o que apertar para se ajustar a um mundo que enlouqueceu”, afirmou.

Fernando Henrique Cardoso comentou que o acordo que vem sendo negociado pelo governo brasileiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI) ainda não está definido e que, quando estiver pronto, o governo irá se manifestar. “Esta é uma questão local e não é apropriado respondê-la “à la légère”, se me permitem o francesismo. Não existe acordo ainda e, quando existir, eu direi o que fazer”, afirmou.

Voltar ao topo