Expo Money reuniu milhares de interessados em finanças

A 3ª edição da Expo Money Curitiba, que ocorreu nos dias 16 e 17 de abril, no Expo Unimed Curitiba está sendo considerada pela organização um verdadeiro sucesso de público, tendo reunido 5.123 participantes na programação de palestras e exposições de empresas do mercado financeiro. Em 2007 mais de 4 mil pessoas participaram das atividades gratuitas. Neste ano, em novo local, o maior evento de educação financeira e investimentos teve uma participação de público 25% superior em relação ao ano anterior.

Para Robert Dannenberg, presidente da TradeNetwork, empresa organizadora do evento, o curitibano já comprou a idéia de aprender a cuidar do dinheiro. "A nossa expectativa foi superada tanto em fluxo de pessoas como em qualificação do público. Os participantes mostraram nesta edição mais conhecimento sobre o mercado financeiro e interesse avançado na diversificação dos investimentos", apontou.

Iniciantes e já conhecedores no assunto finanças, bolsa de valores e investimentos tiveram a oportunidade de debater com especialistas do ramo. De forma geral, os palestrantes falaram que é preciso ter paciência e muita informação quando o assunto é dinheiro. Jurandir Sell Macedo Jr, por exemplo, autor do livro "A Árvore do Dinheiro", palestrou no segundo dia de
evento sobre Finanças Comportamentais: Razão e Emoção na Decisão de Investimentos.

Segundo ele, é tão difícil poupar e reservar dinheiro para o futuro porque o cérebro humano não foi preparado para isso. "Muitas das decisões tomadas com relação ao dinheiro são automáticas, o que conduz a erros que são prejudiciais à saúde financeira", explicou. Como exemplo, ele comentou sobre uma pessoa que entra em um shopping disposto a comprar uma camisa branca de até R$ 100, mas volta para casa com uma camisa vermelha de R$ 300. "É preciso aprender a controlar e as decisões são primordiais para a vida financeira", complementa. 

Outro tema que atraiu muitos participantes foi Educação Financeira: Como Educar seu Filho, com a escritora Cássia D´Aquino. A palestrante abordou todo o universo infantil relacionado ao dinheiro, inclusive o instrumento de educação conhecido como mesada. "Mas é preciso que a criança saiba qual é o objetivo da mesada, faça escolhas na hora de comprar e aprenda com os
erros", afirmou Cássia, sugerindo aos pais que os garotos anotem todos os gastos, inclusive com guloseimas.

Já para os curitibanos que estão pensando em investir, Leonardo Alves, da Link Investimentos, falou sobre "O que Analisar Antes de Comprar uma Ação". De acordo com o palestrante, é preciso fazer uma série de análises: macro, setorial e de empresas, que avaliam tópicos como taxa de juros, oferta e demanda, balanço patrimonial e demonstrativo de resultados. "Todos esses fatores são importantes para determinar o valor de uma empresa", relatou.

Palestras e Expositores

Além das 49 palestras, A Expo Money reuniu diversos expositores como corretoras de valores (Banif, Link Investimentos, Omar Camargo, Spinelli, Petra, Ativa e Geração Futuro); Bolsas (Bovespa e BM&F); empresas de capital aberto (Petrobras, CPFL e Copel); bancos (HSBC, Bradesco); vendors (Agência Estado, CMA e Enfoque); agentes autônomos (Smart Futures) e entidades (CVM, CBLC, Andima e INI). Durante os dois dias, os profissionais apresentaram as melhores opções de investimento de acordo com o perfil de cada interessado.

Voltar ao topo