Espanha estuda injetar recursos do Tesouro no Bankia

Madri, 27 – A Espanha está trabalhando em um plano que pode permitir que o país evite ter de ir ao mercado de títulos para conseguir os bilhões de euros que necessita para salvar o Bankia, através da injeção de títulos do tesouro do governo.

Um porta voz do governo disse neste domingo que a lei permite que a Espanha injete dinheiro, certificados do Tesouro ou do Fundo de Reordenação Ordenada de Bancos (FROB). Quando o governo injetar os fundos no Bankia no prazo de três meses, ele irá decidir qual mecanismo irá usar, segundo o mesmo porta-voz.

O diário espanhol El Pais afirma, na edição deste domingo, que o mecanismo de recuperação do Bankia, o FROB, estava planejando trocar novas ações da subsidiária Banco Financiero y de Ahorros SA (que não tem capital aberto) por novos certificados de dívida do Tesouro ou do FROB.

Bankia pode usar esta dívida como colateral com o Banco Central Europeu, permitindo que ele consiga a liquidez que precisa. O plano permitiria que a Espanha evite o pagamento que altos custos que os investidores estão pedindo para comprar a dívida soberana espanhola. A rentabilidade do título espanhol de 10 anos subiu para um nível acima de 6% desde o início de maio, quando especulações de que o Bankia iria precisar de resgate começaram a aparecer.

O banco espanhol informou, no final de sexta-feira, que o governo irá injetar 19 bilhões de euros, efetivamente nacionalizando o terceiro maior banco espanhol, considerando os ativos. As informações são da Dow Jones. (Eduardo Magossi)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna