Crédito ao consumidor acumula alta de 17,2% e inadimplência, queda de 1,7%

São Paulo – Ao contrário de 2006, em que havia expansão tanto do crédito quanto da inadimplência dos consumidores, o cenário deste ano está favorável ao comércio, com o crescimento do crédito em patamares maiores e queda acentuada dos níveis de inadimplência.

A avaliação é da Serasa, empresa privada de consultoria financeira, que divulgou nesta segunda-feira (10) seus indicadores de desempenho do comércio varejista do país.

?No acumulado de janeiro a julho, o crédito para a pessoa física cresceu 17,2%. No mesmo periodo de 2006, havia crescido 14,5%", disse o assessor econômico da empresa Carlos Henrique de Almeida, citando dados do Banco Central (BC).

De janeiro a julho de 2006, na compraração com o mesmo período do ano anterior, a inadimplência estava crescendo 15,5%. "Neste ano, em relação a janeiro a julho de 2006, ela tem queda de 1,7%?.

Almeida destaca que os dois indicadores se dão sobre uma base elevada. Assim, a queda de 1,7% na inadimplência é acentuada e o crédito cresce também sobre uma base elevada.

?Isso torna esse crescimento ainda muito mais atraente [para o comércio]. Hoje o ambiente da inadimplência está muito mais favorável para o comerciante e para o crédito".

Segundo a Serasa, o crédito está em expansão por causa da queda na taxa de juros e do alongamento dos prazos, o que favorece as vendas no comércio. Almeida também destaca as ?melhores condições do consumidor em termos de emprego e renda?.

Voltar ao topo