Consumidor brasileiro mantém confiança

Apesar da crise financeira internacional, a confiança do consumidor brasileiro se manteve estável em novembro, devido à perspectiva de manutenção do emprego, conforme pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgada ontem.

O Índice Nacional de Confiança (INC), calculado pela ACSP em parceria com a Ipsos, ficou em 140 no mês passado, mesmo nível registrado em setembro e outubro e superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, de 134.

Segundo a ACSP, o índice permanece praticamente estável há sete meses, oscilando na faixa de 138 a 140 pontos. Um resultado acima de 100 pontos aponta para otimismo e uma leitura abaixo deste nível indica pessimismo do consumidor.

De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados acreditam que a economia brasileira está forte, enquanto 31% consideram que está fraca. Para os próximos seis meses, 43% dos entrevistados apostam que a economia estará ainda mais fortalecida e apenas 12% prevêem uma piora.