Confiança do consumidor cai em março na zona do euro

A confiança do consumidor nos 17 países que utilizam o euro como moeda recuou em março, embora menos que o esperado, de acordo com dados preliminares divulgados hoje pela Comissão Europeia. O indicador da confiança do consumidor diminuiu de -10,0 em fevereiro para -10,6 em março. Economistas esperavam uma leitura de -11,0.

Pesquisa recente do instituto Markit sobre a atividade das empresas do setor privado sugerem que a economia da zona do euro está crescendo numa taxa trimestral de cerca de 0,8% no primeiro trimestre, o que indica uma recuperação ante a expansão de 0,3% observada no último trimestre do ano passado.

Mas a recuperação continua a ser desigual, com diversos países da zona do euro enfrentando severas medidas de austeridade para reduzir seus déficits orçamentários. Embora os dados oficiais indiquem que desemprego da zona do euro atingiu seu pico, ele continuou muito elevado em janeiro, em uma taxa de 9,9%.

A leitura da confiança do consumidor para a União Europeia como um todo também se deteriorou levemente, de -12,4 em fevereiro para -12,8 em março, informou a Comissão Europeia. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo