Comércio registra queda nas vendas no ano

Nem mesmo o Dia das Crianças, um grande incentivador de vendas do comércio varejista, conseguiu estimular os consumidores em outubro, e a queda foi de -6,46% em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Curitiba as vendas, comparadas a outubro do ano passado, foram menores em -9,59%. Londrina teve queda de -6,12%; Maringá -6,34%; Região Oeste – 0,65%; Foz do Iguaçu queda de -4,35%; Ponta Grossa, -0,99%.

“O impacto maior concentrou-se nas concessionárias de veículos, que vinham apresentando números excelentes de desempenho em vendas”, explica o coordenador da Pesquisa na Fecomércio, Vamberto Santana. Autopeças e acessórios; móveis e decorações e utilidades domésticas e lojas de departamentos, também sentiram a retração do consumo.

Os ramos do varejo paranaense com maiores percentuais de crescimento nas vendas nesses dez meses, sobre igual período de 2007, foram Concessionárias de Veículos, que tinham o estímulo de créditos, prazos, inovações e disponibilização de novas linhas de produtos; Material de construção, com maior financiamento de imóveis associado a um extenso leque de oferta, maior emprego e melhoria na renda; Supermercados, devido a maior massa de salários e a melhoria de renda das classes C e D e Autopeças, devido ao crescente mercado de carros usados gerando uma demanda adicional nesse segmento.

A partir de outubro, as vendas desses ramos sinalizam queda devido às restrições sobre a economia.