BNDES tem R$ 10 bilhões para compra de debêntures

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já está operando seu segundo programa de compra de debêntures simples, com orçamento de R$ 10 bilhões. Em palestra promovida pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), André Comunale, executivo da área de mercado de capitais do BNDES, informou que o banco iniciará a divulgação do programa em seu site nos próximos dias.

Comunale disse que o banco analisa a participação na oferta de uma empresa de infraestrutura e tem sido procurado por outras companhias interessadas em ter o BNDES nas captações. O programa, já aprovado pela diretoria do BNDES, tem como principal intenção fortalecer alternativas no mercado de capitais para financiamento de longo prazo e estimular o mercado secundário. Para Comunale, aumentar a liquidez desse mercado é uma forma de atrair mais investidores, incluindo as pessoas físicas.

“Queremos comprar debêntures e temos recursos para isso”, afirmou Comunale. “Nossa intenção não é ficar com o papel até o fim do prazo, mas vender por meio de nossa mesa de operações para incentivar o mercado secundário.”

Entre as exigências do BNDES para participar de ofertas com a compra de até 20% dos papéis estão a oferta prioritária de 10% no varejo, prazo mínimo de 24 meses, participação de pelo menos dez investidores para incentivar pulverização, presença de um market maker e remuneração predominantemente prefixada.

Comunale disse ainda que o BNDES vem estimulando empresas a financiar projetos por meio de instrumentos mistos, combinando financiamentos convencionais do banco de fomento e emissão de debêntures de longo prazo com a participação do banco. Em alguns casos, as empresas poderão compartilhar garantias entre financiamentos do BNDES e emissão de debêntures. De acordo com o executivo do BNDES, o banco já realizou cinco road shows para apresentar o programa a grandes empresas e agora esta aberto a negociações com outras interessadas.