Bernardo está otimista com o aumento do PIB

O aumento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano deixou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, de bom humor. O Brasil volta a crescer e as expectativas para o ano que vem são as melhores possíveis.

“O destaque foi que a indústria cresceu mais que a média: 2,1% neste trimestre. A construção civil está com um bom desempenho e continua sendo muito positivo o consumo das famílias brasileiras”, comentou ontem o ministro, que participou em Curitiba de um encontro promovido pelo Sindicato da Indústria da Consutrução Civil no Paraná e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná, sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

O 23.º crescimento consecutivo do consumo das famílias, com o avanço de 3,2% no segundo trimestre, foi comemorado pelo ministro. “O motor da economia brasileira é o mercado interno”, afirmou Bernardo. “Considerando o desempenho da indústria e a geração de empregos, vamos ter um Natal gordo em 2009. Será um Natal com as famílias consumindo muito, o comércio vendendo muito e bastante encomenda na indústria”, projetou.

De acordo com o ministro, este cenário reforça a previsão de crescimento de 4,5% para 2010. Ele ainda ressalta que “já tem muita gente achando que vai ultrapassar este patamar”.