Barroso: UE pressionará por mais flexibilidade cambial

A União Europeia (UE) vai pressionar por uma maior flexibilidade cambial na reunião de líderes do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) em Cannes, na França, afirmou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, em um artigo no Emerging Markets, uma publicação distribuída no encontro. As autoridades do G-20 se reunirão hoje e amanhã para discutir o estado da economia global, com a crise da zona do euro dominando a agenda.

A zona do euro espera convencer a China e outras grandes economias desenvolvidas a apoiar seus planos para ampliar o fundo de resgate europeu e contribuir para um veículo de propósito especial. Mas os comentários de Barroso indicam que a União Europeia não vai abandonar seu pedido por uma maior flexibilidade do yuan.

“A Europa vai pressionar por um plano de ação ambicioso ao qual todos os membros do G-20 deverão contribuir, alguns por meio de planos de consolidação fiscal no médio prazo confiáveis, outros por meio do reequilíbrio de suas economias domésticas no curto prazo e da maior flexibilidade na taxa de câmbio”, escreveu Barroso.

Barroso também afirmou que o G-20 deve procurar meios para aumentar o comércio “como o modo mais eficiente para dar suporte à economia global”. As informações são da Dow Jones.