Bancos vão disputar leilão do Madeira

Os bancos Santander e Banif lançam, amanhã, um fundo para investir na Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, ao lado da Construtora Norberto Odebrecht e Furnas Centrais Elétricas. A expectativa é de que o fundo tenha participação de 20% no consórcio, que ainda poderá contar com outros investidores. Isso, no entanto, vai depender da decisão do governo de limitar ou não a participação de construtoras e fornecedoras de equipamentos em 20%.

A medida faz parte de portaria divulgada no dia 10 de agosto pelo Ministério de Minas e Energia, mas foi retirada do documento colocado em audiência pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Portanto, os investidores estão indecisos sobre a formação dos consórcios para disputar a hidrelétrica, de 3.150 MW, no dia 30 de outubro. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, afirmou que há possibilidade de o limite ser mantido.

Também está prevista para esta semana a chamada pública das estatais do Grupo Eletrobrás (Chesf, Eletronorte e Eletrosul) para encontrar um sócio e formar outros consórcios. Na semana passada, Hubner também anunciou a autorização para as estatais fazerem parcerias e disputarem a hidrelétrica. A formação desses consórcios contará também com fundos de pensão e, após o leilão, do BNDESPar.

Voltar ao topo