Alemanha está disposta a injetar mais capital no ESM

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje que o país pode estar disposto a fornecer mais dinheiro para o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), o fundo de resgate permanente da zona do euro, que será lançado no meio deste ano. Ela reconheceu que os esforços para alavancar o tamanho da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, em inglês) se provaram mais difíceis do que o imaginado.

Merkel disse também que a EFSF ainda tem 250 bilhões de euros para empréstimos e que existe muito dinheiro disponível na estrutura da União Europeia e nos fundos de coesão – fundos do orçamento da UE reservados para os países e regiões mais pobres do bloco.

A chanceler alemã se reuniu hoje com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti. No encontro, os dois discutiram a proposta da introdução de um imposto sobre transações financeiras. Segundo Merkel, o governo alemão concorda com o imposto no nível da UE, mas não existe consenso dentro da administração se a introdução for apenas na zona do euro. Monti disse a mesma coisa: que o imposto faz sentido e que o defenderia no âmbito da UE, mas que não tem certeza quanto a implementá-lo apenas na zona do euro. As informações são da Dow Jones.