Agroindústria nacional registra crescimento de 5% em 2007, revela IBGE

Rio de Janeiro – A agroindústria brasileira cresceu 5% no ano passado, revelou a Pesquisa da Agroindústria, divulgada nesta segunda-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é mais de três vezes superior à expansão de 1,5% em 2006. Em 2005, o setor havia registrado queda de 1%.

Para o economista Fernando Abrita, responsável pela pesquisa, o crescimento foi motivado pelas boas condições climáticas, aliadas ao crescimento do mercado interno e das exportações no último ano. ?O bom desempenho da agroindústria em 2007 está relacionado à safra recorde, ao aumento do consumo interno e também a uma conjuntura externa favorável para o setor, com crescimento do volume exportado e dos preços?, avaliou.

Os dois componentes da agroindústria, que são agricultura e pecuária, mostraram aumento no ano passado. Os produtos associados à agricultura, de maior peso no desempenho geral da agroindústria, evoluíram 4,9%, enquanto os segmentos relacionados à pecuária subiram 2,8%.

O economista do IBGE diz que esses fatores levaram ao aumento da renda do setor e permitiram a recuperação de alguns setores da agroindústria. O setor de máquinas e equipamentos cresceu 49,3% em 2007, contra queda de 16,7% em 2006. A produção de defensivos agropecuários subiu 22,6% no ano passado, revertendo a queda de 8,7% no ano anterior.

Segundo Abrita, o acréscimo no uso de adubos, fertilizantes e defensivos influenciou o bom desempenho da agricultura em 2007. ?A utilização desses produtos contribui para o aumento da safra de grãos que, no ano passado, atingiu o recorde de 133 milhões de toneladas?, explica. A produção de grãos é 13,7% maior que a safra de 117 milhões de toneladas registrada em 2006 e 7% maior do que a até então safra recorde de 2003, que somou 124,3 milhões de toneladas.

O especialista afirma ainda que as exportações também tiveram papel importante para o desempenho da agroindústria. A maior demanda por parte da China e da Índia, principalmente, influenciou o crescimento mundial do consumo de alimentos. Como conseqüência, os preços dos grãos e das carnes exportadas pelo Brasil aumentaram.

Abrita destacou também que os produtos agropecuários brasileiros estão cada vez mais inseridos nos mercados externos, buscando a diversificação de países compradores. ?Isso é importante porque o país não fica dependente de poucos mercados?, analisou.

O crescimento do mercado interno foi, do mesmo modo, determinante para a expansão da agroindústria em 2007, assegurou Abrita. ?O crescimento da renda dos trabalhadores e do emprego faz com que haja maior demanda interna?, declarou o especialista.

Os derivados da cana-de-açúcar, em especial o açúcar e o álcool, apresentaram aumento de 6,4% no ano passado, favorecido em grande parte pelo crescimento da frota de veículos com motor bicombustível. ?O Brasil exporta açúcar e álcool, mas o mercado interno, puxado pelo crescimento do álcool, foi importante para esse resultado?, concluiu o economista do IBGE.

Voltar ao topo