Dois mil candidatos já se inscreveram para o concurso da PM do Paraná

O anúncio do início das inscrições ao concurso público que irá selecionar mil soldados para a Polícia Militar do Paraná promoveu um verdadeiro corre-corre de candidatos interessados em se inscrever. Somente no horário comercial, no primeiro dia de inscrições, duas mil pessoas se inscreveram pelo site da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br). Centenas de interessados telefonaram para o Centro de Recrutamento e Seleção (CRS), setor da Polícia Militar responsável pela seleção dos futuros policiais militares. Muitos dos candidatos estiveram pessoalmente no Quartel do Comando Geral, em Curitiba, e nas unidades da PM em todo o Paraná, onde quem não tem acesso à internet pode usar computadores.

Alexandre Themístocles Brasil, 26 anos, se emocionou ao entrar pela primeira vez no quartel. ?Já fiz até cursinho preparatório. Meu sonho é ser policial militar e fazer parte da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial)?, comentou, explicando que atualmente trabalha como segurança e que está disposto a dar a própria vida pela tranqüilidade da população. ?Sei dos riscos, do perigo e principalmente da responsabilidade. Agora que sei que para estar na Rone terei que ser ainda mais capacitado, vou estudar em todos os minutos livres que tiver?, disse. Ele conversou com policiais da Rone para tirar algumas dúvidas e fez pose ao tirar uma fotografia numa viatura camuflada. ?Minha família toda está me apoiando e tenho fé em Deus que serei aprovado?, comentou.

O garçom Alexandre Aparecido Pinto, 24 anos, também procurou o quartel do comando da PM, em Curitiba, para fazer a inscrição já no primeiro dia, embora o prazo seja se estenda até o dia 24 de outubro. ?É para garantir?, disse. O rapaz, que mora há um ano em Curitiba, vindo da cidade de Itatiba, interior de São Paulo, fez amizade com policiais militares que almoçam diariamente no restaurante onde trabalha. ?Ele sempre me perguntava quando iriam abrir as inscrições?, disse o sargento Jorge Luiz Lack, que recebeu o candidato no quartel. Vanessa Cristina de Araújo, 22 anos, já fez a inscrição. Da mesma forma, Priscila Beatriz Bylnoski, 20 anos, se apressou em se inscrever e usou o computador do CRS para se candidatar.

Atenção

A coordenação do CRS lembra que, tão importante quanto acessar o site e fazer a inscrição, é ler atentamente o edital na página da UFPR, bem como preencher a ficha de inscrição com os dados exigidos, confirmar as informações prestadas e finalmente imprimir o extrato de dados da inscrição e o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 54,00. Outro detalhe que não pode ser esquecido pelo candidato é que a inscrição só é efetivada após o pagamento da taxa de inscrição, que pode ser feito na rede bancária ou nas casas lotéricas até o dia 24 de outubro. O concurso é aberto à participação de homens e mulheres, sendo que estas poderão preencher até 50% das vagas conforme a ordem de classificação geral.

Conforme a legislação em vigor, 10% das vagas são reservadas para candidatos afrodescendentes. O limite de idade é de 30 anos e o mínimo é de 18 anos na data da inscrição do concurso. Os candidatos devem ter o ensino médio completo, estar em dia com o serviço militar e não podem ter pendências com a Justiça Eleitoral. O salário do aluno soldado é de R$ 867,00 e ele recebe ainda fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Renato Alves Lopes esperou outros quatro candidatos que chegaram na frente dele para fazer a inscrição no CRS. Ele passou no concurso realizado em 2000, mas foi reprovado no teste físico. ?Se passar na prova, vou treinar bastante para entrar, porque é minha última chance, pois já estou com 30 anos?, comentou.

Voltar ao topo