Curitiba sedia reunião brasileira de medicina no esporte

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, será realizada em Curitiba a reunião final das Diretrizes Brasileiras de Medicina do Esporte. Este evento ocorrerá no Centro de Capacitação Esportiva (CCE), trazendo cerca de 40 especialistas em Medicina do Esporte que debaterão sobre este importante tema.

O evento tem a organização da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), com a coordenação do Dr. Marcelo B. Leitão. Conta ainda com o patrocínio da Paraná Esporte, do Centro de Capacitação Esportiva (CCE) e da Clínica Paranaense de Cardiologia (CLINICOR).

Com o crescente interesse do público em geral pelo assunto morte súbita e exercício, motivado pela transmissão ao vivo e em cores em rede mundial das mortes do jogador camaronês Marc Vivien Foe, na última Copa das Confederações em 2003 e do jogador do Benfica Miklos Feher em janeiro de 2004, a SBME entendeu ser este o momento mais que adequado para desenvolver uma diretriz nacional sobre o tema.

Esta iniciativa visa não somente o esclarecimento do público em geral, mas também tem como meta deflagrar um movimento no âmbito do Congresso Nacional da criação de leis, normas e recomendações nacionais a ser adotado em clubes, academias, escolas, etc, objetivando minimizar os riscos de eventos de saúde relacionados ao exercício físico.
Assim, haverá a elaboração de: Um documento científico, voltado aos profissionais que atuam na área de saúde e ciências do esporte (Médicos, Professores de Educação Física, Fisioterapeutas, Etc…) que será publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, órgão oficial de divulgação científica da SBME; Um resumo destas informações, em linguagem acessível ao público em geral, intitulado “Versão Para Leigos”, a ser distribuído gratuitamente e disponibilizado para publicação nos veículos de comunicação em geral; Um documento intitulado “Carta de Curitiba”, que será encaminhado ao Congresso Nacional para deflagrar o processo de normatização e criação de leis que visem regulamentar a questão das recomendações quanto a avaliação e acompanhamento de indivíduos praticantes de atividade física em clubes, academias, associações esportivas.

Voltar ao topo