Curitiba S.A. incentiva desenvolvimento econômico

Atrair novas empresas e tornar as já existentes mais competitivas foi o principal foco da Curitiba S.A., empresa responsável pela política de desenvolvimento econômico do município neste primeiro ano de gestão do prefeito Beto Richa. Ao longo do ano, 117.851 empresas e empreendedores participaram de programas e de atividades desenvolvidas pela companhia.

Neste período, a empresa recebeu doze missões estrangeiras, manteve contato com câmaras de comércio de vários países e firmou parcerias com instituições representativas da economia da cidade. Entre elas, a Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep-PR), Sebrae, Senai e Sesi e, ainda, com universidades. ?Esse é um dos objetivos da gestão do prefeito Beto Richa, que é o de trabalhar em parceria com a sociedade organizada?, diz Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Curitiba S.A.

Para promover o desenvolvimento econômico da cidade, a companhia ampliou sua atuação e criou novos projetos. ?Nosso trabalho está voltado para o desenvolvimento local. Queremos ajudar na formação de novos empreendedores e no aperfeiçoamento dos que já estão instalados na cidade?, diz Juraci Barbosa. Empresas de alta tecnologia e não-poluentes, afirma, são o foco principal.

O Bom Negócio, o primeiro programa lançado pela Curitiba S.A. neste ano, contou com a participação de 1.800 participantes do Jardim Gabineto, do Bairro Alto e do Jardim Esmeralda, onde o programa foi implantado. Com a missão de capacitar empreendedores, o Bom Negócio oferece às comunidades quatro palestras motivacionais e cursos técnicos para que cada empreendedor possa crescer e gerar renda e emprego no bairro onde vive e está instalado. Em 2006, o programa será levado para mais 50 localidades.

Já o Curitiba Exporta, que orienta micro e pequenos empresários a entrar no mercado internacional atendeu, até o início de dezembro, 394 pessoas que participaram de seis módulos e dois ciclos de palestras. Ao todo, o programa ofereceu 36 horas de capacitação para cada empresário. O terceiro projeto âncora da companhia, o Parque de Incubadoras Empresariais, acompanhou a incubação de 57 empresas, mas planeja chegar a, no mínimo, 500 em 2006.

O Banco Social que oferece financiamento para pequenos empreendedores foi o programa mais procurado. De janeiro a 5 de dezembro, o programa fez 6.055 atendimentos e realizou 75 operações de micro crédito que totalizaram R$ 233.292,45 liberados. A estimativa, no início do mês, era fechar o ano com 6.600 atendimento e R$ 254.500,00 em financiamentos.

O Profissão Empresário também é um dos programas recordistas em número de atendimento. Até o início de dezembro, 3.220 empreendedores procuraram a Curitiba S.A., usando pelo menos um dos 15 serviços oferecidos pelo programa. Entre eles, a companhia fez o assessoramento para abertura de 40 empresas, 131 alterações de contratos sociais, 14 encerramentos de contratos e 86 certidões simplificadas.

Até o início do mês, a Curitiba S.A. atendeu a outros 344 empresários que buscavam informações sobre o Curitiba Tecnológica, programa que tem a missão de incentivar as empresas a investir em tecnologia. Destes, 51 empresários assinaram contrato com a companhia, que é gestora do programa. Eles estão sendo beneficiados com a dedução do ISS a ser pago à Prefeitura para que invistam na compra de equipamentos, livros técnicos e softwares; contratação de serviços de consultoria; capacitação de funcionários e despesas com viagens compatíveis com o projeto.

Outros 3.650 empreendedores ou empresários participaram ainda do programa Qualidade Empresarial ou tiveram ajuda da equipe de design da companhia para implantar projetos de imagem corporativa, criação de fachadas e de material impresso para divulgação de serviços.

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