Vias de concreto recebem primeira manutenção

Pela primeira vez, as ruas de curitiba pavimentadas com concreto receberão manutenção, aumentando a vida útil do material e reduzindo o risco de acidentes. O contrato assinado com a empresa O Betacem Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação e responsável pelos trabalhos, tem duração de 12 meses e prevê a substituição de placas de concreto integralmente danificadas, recuperação daquelas que estão quebradas e limpeza dos espaços entre as placas, restabelecendo as juntas de dilatação. O serviço de limpeza destas juntas é essencial para que as placas possam se adequar à oscilação de temperatura e, desta maneira, evitar risco de acidentes.

A primeira via a receber os trabalhos de manutenção é a Avenida Iguaçu, no trecho entre as ruas João Negrão e Castro Alves. O serviço se estenderá pelas demais ruas e avenidas da capital que utilizam o concreto como pavimento. De acordo com o superintendente da Secretaria de Governo Municipal (SGM), Rubens Bittencourt Souto, o serviço de restauro de pavimentação rígido – nome técnico da ação de manutenção de vias de concreto – ainda não havia sido feito em Curitiba. “É um trabalho inédito em nossa cidade. Temos a obrigação de manter essa pavimentação dentro da vida útil”, disse.

O trabalho de recomposição das juntas de dilatação é importante e deve ser executado em um período de no máximo cinco anos para não prejudicar a durabilidade do piso, mas principalmente para garantir a segurança do usuário. “Com o decorrer do tempo a sujeira vai acumulando e preenchendo o vão entre as placas. Sem essa limpeza, não há espaço para as placas trabalharem [haver deslocamento] e problemas podem ocorrer e causar acidentes. Como a segurança do cidadão é a maior preocupação desta administração, determinamos a execução dos serviços”, explicou Bittencourt.

A Avenida Iguaçu foi escolhida por ser o pavimento de concreto mais antigo instalado em Curitiba e também porque há dois anos (fevereiro de 2012) teve problemas. Devido ao calor, as placas de concreto existentes na esquina da Avenida Iguaçu com a Rua Saint Hilaire levantaram (ação conhecida por blow up)  ocasionando a interdição da pista.

Atualmente Curitiba tem 50 quilômetros de vias com concreto, material de pavimentação com vida útil maior que o asfalto, porém muito mais caro para sua implantação.