Protesto

Vans escolares fazem carreata e buzinaço em Curitiba

Aproximadamente 150 vans de transporte escolar fizeram um protesto nesta sexta-feira (1°), feriado do Dia do Trabalho, no Centro de Curitiba. A concentração dos motoristas aconteceu no Centro Cívico e o objetivo era chamar a atenção das autoridades para as dificuldades que a categoria tem enfrentado desde a suspensão das aulas no início da pandemia do novo coronavírus.

+ Leia mais: Carreata pró-Bolsonaro tem discursos em defesa de Ramagem e ofensas ao STF

O Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar (Sindotec) cobra ajudas emergenciais enquanto as aulas estiverem paralisadas – ao contrário do noticiado anteriormente, a entidade não exige a volta às aulas, pelo que a Tribuna pede desculpa . O Sindotec pede também que os pais não parem de pagar as mensalidades do serviço, mas o número de cancelamentos aumenta semanalmente.

Entre os pedidos do Sindotec estão: salário auxilio enquanto durar a paralisação das aulas presenciais; linha de crédito facilitado para os transportadores escolares; decreto de lei emergencial cancelando as próximas seis parcelas de financiamentos já existentes; cancelamento do valor público a pagar a URBS no ano de 2020; adiamento do recadastramento junto a URBS para o final de 2020.

Protestos semelhantes aconteceram em várias cidades do Brasil, sendo o maior deles em São Paulo, em plena Avenida Paulista.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais:


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?