Confirmadas em 24 horas

“Um dia triste pra nós”, diz secretária ao anunciar recorde de 15 mortes por covid-19 em Curitiba

Foto: Reprodução/Facebook

“Um dia frio e um dia triste pra nós. Hoje o anúncio não é nada agradável. Hoje nós estamos colhendo os frutos de 15 dias passados, que mostram que a nossa mudança da bandeira para laranja, no nosso painel de bandeiras, confirma aquilo que a gente mais temia, o aumento absurdo de casos e de óbitos. Um dia triste pra Curitiba”, foi com estas frases e com o semblante pesado que a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak anunciou nesta quinta-feira (2) o triste recorde de 15 mortes por covid-19, confirmadas nas últimas 24 horas em Curitiba.

LEIA MAIS UTIs de Curitiba têm alívio na ocupação, mas 85% dos internamentos são graves

Além das novas mortes, mais 434 novos casos de novo coronavírus foram divulgados na atualização do boletim epidemiológico municipal. Com os novos dados, Curitiba chega a 167 óbitos e 5.957 pessoas infectadas com o vírus Sars-CoV-2, desde o início da pandemia. Ainda de acordo com o boletim, 2.909 pessoas estão recuperadas e 522 casos suspeitos ainda são investigados pelas autoridades de saúde.

15 vítimas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as novas vítimas, que perderam a vida para a doença, são nove homens e seis mulheres, que tinham idades entre 46 a 92 anos. 14 delas estavam internadas e possuíam doença cardiovascular e cinco também eram diabéticas, além possuírem outras doenças crônicas e a idade avançada como fator de risco para complicações pela covid-19. Mas uma destas pessoas, uma mulher de 46 anos, não tinha nenhuma doença associada e faleceu após passar vários dias hospitalizada em estado grave.

VIU ESSA? Supermercados alertam pra corrida por produtos com novo decreto da covid-19 no Paraná

Ainda que os óbitos tenham sido confirmados nesta quinta-feira, conforme a SMS, as mortes das vítimas ocorreram em diferentes datas: 10 pessoas faleceram nas últimas 24 horas, duas morreram na terça (30) e duas no último sábado (27). Uma das mortes, que ocorreu no dia 22 de junho após um infarto, e que estava em investigação, foi confirmada agora, com a chegada dos resultados dos exames laboratoriais. Na cidade, outros cinco óbitos são investigados.

Nos hospitais

Curitiba tem hoje 386 pacientes com diagnóstico de covid-19 internados em hospitais públicos e particulares. Dentre eles, 127 ocupam leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).

LEIA MAIS – Hospital de Clínicas vai testar vacina chinesa de covid-19 em pacientes do Paraná

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 na rede SUS em de Curitiba é de 81% nesta quinta-feira. Ao todo, a capital conta hoje com 550 leitos exclusivos na rede pública para pacientes com o novo coronavírus ou que apresentam sintomas suspeitos da doença – são 248 leitos de UTI e 302 em enfermarias.

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠ Acompanhe ao vivo o boletim de informações sobre o coronavírus com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak e a médica infectologista Marion Burger. Tradução em Libras por Lidiane Santos.

Posted by Prefeitura de Curitiba on Thursday, July 2, 2020

A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?


Coronavírus no Brasil