A luta é pelo ônibus

Tribuna deu voz a comunidade e moradores ganham rua após 10 anos de reclamação

abertura de rua campo comprido
Abertura de uma nova rua que vai garantir a ligação entre a Rua Juvino Ransolim com a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

Depois de quase 10 anos de reclamações e provas de resistência e paciência, os moradores da Vila Sandra na CIC estão mais aliviados com abertura de uma nova rua na região. No entanto, a mudança no urbanismo ainda não vai resolver o perrengue dos moradores, que precisam caminhar mais de um quilômetro para entrar em um ônibus ou mesmo para chegar em casa, muito mais do que previsto pela Lei Municipal. A história completa foi contata pela Tribuna em agosto deste ano.

De acordo com a Lei n° 12.597 de 17 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a organização do Sistema de Transporte Coletivo da cidade de Curitiba, “a região, cuja densidade demográfica, viabilize a implantação do serviço, será considerada atendida sempre que sua população não esteja sujeita a deslocamento médio superior a 500 (quinhentos) metros”.

LEIA TAMBÉM:

>> Bairros de Curitiba ficam sem água após rompimento de adutora da Sanepar

>> Fogo, fumaça e explosões! Kombi pega fogo no estacionamento de McDonald’s em Curitiba

Finalmente, depois de muita reclamação, a prefeitura anunciou a abertura da rua nesta quarta-feira (10), que vai garantir a ligação entre as áreas conhecidas como Conjunto Marselha e Vila Sandra. Estão em obras os serviços de abertura e requalificação de um trecho de 210 metros da Rua Juvino Ransolim, que vai se unir a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos.

“A rua na verdade é só o começo. A nossa luta é pelo ônibus. A gente lembra que estamos no Brasil, fica a reflexão: será que o ônibus vai passar?”, questionou Renan dos Santos, 25 anos, morador da região e crítico nas redes sociais quanto ao problema.

Em julho deste ano, Renan pediu ao prefeito Greca para que olhasse com carinho para o assunto e chegou a ficar indignado com a resposta recebida pelo prefeito. “Acho que está em processo e nem tudo a gente consegue”, escreveu Greca, numa postagem no Facebook. “Eu fiquei desolado, pois a gente está enfrentando isso há 10 anos, e nada está se fazendo nada para melhorar. Eu sou jovem e não posso desacreditar da política”, relatou o jovem na época.

Em visita ao local da obra nesta quarta (10), Greca revelou que teve problemas para abrir a rua, pois se tratava de uma área de preservação de propriedade particular. “Agora está aberta e nós vamos fazer calçadas e também asfalto no saibro, que é importante para unir a população da Vila Sanda com a população do Conjunto Marselha. Isso vai dar ao bairro coesão e unidade, isso é urbanização, isso é urbanismo”, disse o prefeito.

Pavimentação

Os serviços começaram com a escavação e implantação, infraestrutura de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio na extensão de abertura da via que terá ainda o piso em saibro pavimentado com asfalto.

Já o trecho que faz a ligação com a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos está sendo requalificado, já passou por serviços de correção geométrica que deixaram a via mais larga e estão sendo construías calçadas em paver (blocos de concreto), com acessibilidade. Também haverá uma travessia elevada para garantir a segurança dos pedestres.

O secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues reforçou os impactos positivos que serão alcançados a partir da intervenção. “A abertura da rua vai integrar os moradores do bairro, garantir mais conforto, segurança e melhores condições de mobilidade”, disse Rodrigues.

Abertura da rua não é suficiente

Apesar da abertura da rua anunciada pela prefeitura, o jovem morador revela que aguarda o andamento das obras. “A rua, na verdade, é só o começo. A nossa luta é pelo ônibus. Então eu espero, depois que a rua terminar, que o ônibus passe por aqui”, desabafou.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna