Pavimentação

Buraco causado por temporal é fechado e trânsito na Westphalen é liberado

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluíram no último sábado (9) as obras de recuperação do pavimento e da galeria da Rua Desembargador Westphalen, nas proximidades da esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro. A trégua na chuva foi aproveitada Para que os materiais utilizados na obra tivessem tempo para secar. Por isso, a via seguiu bloqueada por mais 48 horas e foi liberada para trânsito apenas nesta terça-feira (12).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A rua foi danificada pelo temporal que caiu no dia 21 de fevereiro e ficou interditada para que os reparos fossem efetuados. De acordo com a equipe técnica do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a tubulação e as galerias da rua são antigas e subdimensionadas, portanto, se tornaram insuficientes para suportar as cargas do temporal e dos entulhos descartados pela população.

No dia seguinte à chuva, 22 de fevereiro, foram iniciados os reparos nas galerias e no pavimento: foram instaladas caixas de contenção, que têm a função de reduzir a pressão na tubulação e diminuir o potencial destrutivo das enchentes.

+Leia também: Onda de assaltos à mão armada assusta comerciantes de importante avenida de Curitiba

Obra definitiva

Mediante confirmação do prefeito Rafael Greca, o termo de referência para contratação do projeto que dará solução definitiva para o caso da Rua Desembargador Westphalen já está em processo de preparação. A futura obra promete garantir mais segurança no combate aos efeitos dos temporais. “O famoso buracão da Westphalen com a Visconde de Guarapuava merece mais do que solução paliativa. Ali, há problema crônico a cada chuva forte porque a velha galeria (de 1940) […] não suporta mais o volume de água das chuvas que vem crescendo com o aquecimento global. É necessária uma intervenção dramática”, apontou Greca. “A solução atual é provisória enquanto aguardamos elaboração de um projeto de macrodrenagem e o orçamento das custosas obras de engenharia.”, concluiu o prefeito.

Deputado e vereadora tentam suspender aumento da passagem de ônibus em Curitiba