Inmet mantém alertas vermelho e amarelo válidos até 23h59 desta terça; Curitiba pode acumular mais de 44 mm de chuva entre hoje e amanhã em virtude de um ciclone extratropical em atuação no sul.
O Paraná amanheceu nesta terça-feira (09/12) sob uma série de alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mais grave deles é o alerta vermelho de temporal, válido até pelo menos 23h59 desta terça-feira, que indica risco de danos e tempo severo em parte do estado.
Para a região de Curitiba, o Inmet também emitiu um alerta amarelo para tempestade, igualmente válido até 23h59 de hoje, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e descargas elétricas.
Além desses dois avisos, outros alertas seguem ativos no Paraná:
- Alerta laranja de chuva intensa
- Alerta amarelo de chuva intensa
- Alerta laranja de ventos costeiros, que atinge o litoral paranaense
Embora alguns desses avisos tenham menor impacto direto para Curitiba, eles reforçam o cenário de instabilidade generalizada no estado.
Previsão para Curitiba: até 44,4 mm de chuva entre hoje e amanhã
Segundo o Simepar, a capital paranaense deve registrar 44,4 milímetros de chuva acumulada entre terça e quarta-feira, com temperaturas variando de 14°C a 25°C no período. A instabilidade permanece ao longo do dia e segue forte na quarta-feira (10/12).
O sol só deve voltar a aparecer na quinta-feira (11/12).
Ventos podem chegar a 60 km/h na quarta-feira
Apesar da previsão de o ciclone extratropical se afastar em direção ao oceano, o Simepar alerta que os ventos devem ganhar força e persistência na quarta-feira.
“Na quarta-feira, o tempo continua instável em parte do Paraná, mas o destaque será a intensidade dos ventos, que ficarão mais persistentes ao longo do dia, mesmo com o afastamento do ciclone extratropical em direção ao Oceano Atlântico. Ventos de 50 km/h a 60 km/h são esperados, de forma mais constante e de direção sudoeste, em praticamente toda a metade sul do estado”, diz o órgão.
Instabilidade começou na segunda-feira
Ainda de acordo com o Simepar, a instabilidade que marca o início da semana é resultado de um sistema de baixa pressão atuando nos países vizinhos.
A meteorologista Raíssa Pimentel explica que o ambiente favorável às tempestades se intensificou na tarde de segunda-feira:
“Devido a um sistema de baixa pressão atuando nos países vizinhos, a segunda-feira começa com bastante instabilidade nos setores Sudoeste e Oeste do estado. A partir da tarde, o ambiente atmosférico torna-se ainda mais favorável para a formação de temporais, com risco de rajadas de vento, descargas elétricas e chuva intensa. Apesar das instabilidades, o abafamento ainda persiste no estado, principalmente na faixa Leste”, afirmou.
O que fazer em caso de tempestade severa?
Com os alertas ativos, a recomendação é que a população redobre os cuidados:
- Evitar áreas alagadas
- Não se abrigar sob árvores durante tempestades
- Reforçar atenção com objetos soltos, que podem ser arremessados pelo vento
- Manter-se atento às atualizações dos órgãos meteorológicos
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



