'Chuvarada'

Após alertas, temporal atinge bairros de Curitiba na véspera do feriado

O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmou e um forte temporal caiu na grande Curitiba, na tarde desta quarta-feira (14). A chuva forte foi rápida, porém causou estragos em alguns bairros de Curitiba. A chuva forte começou no oeste do Paraná, no início da manhã e atingiu a capital no meio da tarde. Os ventos chegaram a 64 Km/h em Curitiba. De acordo com a prefeitura, 36 solicitações para a retirada de galhos ou árvore caídas foram registradas na capital paranaense.

+ Leia mais: Vai ficar em Curitiba? Veja o que abre e o que fecha neste feridão!

Conforme os leitores da Tribuna do Paraná, que enviaram fotos e vídeos, a chuva forte atingiu os bairros Umbará, Boqueirão, Cajuru, Santa Quitéria, Rebouças, Portão, Vista Alegre, Fazendinha, Barreirinha, Novo Mundo, Bacacheri, Xaxim, Água Verde e Centro, além dos municípios de São José dos Pinhais e Campina Grande do Sul.

No bairro Vista Alegre caiu granizo fraco e rápido. No Cajuru, a queda de galhos de árvores arrebentou fios de luz e deixou parte do bairro sem energia. No Terminal Centenário, a ventania arrancou uma parte da cobertura do terminal e um galho tampou parcialmente a passagem dos ônibus.

Árvores

Conforme a Defesa Civil, das árvores que caíram na capital durante a chuva e a ventania que sucedeu o temporal, uma árvore caiu em cima de um carro na Rua Brigadeiro Franco, no Centro de Curitiba. No bairro Tatuquara, uma árvore grande bloqueia a Rua Valentim Pedro Zanon neste momento. No Parque Lago Azul, no bairro Umbará, outra árvore caiu e bloqueia o acesso dos veículos ao parque.

Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Meio Ambiente de Curitiba estão nas ruas atendendo estas ocorrências.

+ Leia mais! Novo shopping vai abrir 6 mil empregos na Grande Curitiba

Atenção

De acordo com o Simepar, até o domingo (18) Curitiba terá temperaturas próximas do 30 graus, situação propícia para tempestades. Já as rajadas de vento podem alcançar 50 km/h. Situação que faz com que o estado de atenção permaneça pelos próximos dias, deixando as equipes municipais de pronta-resposta a postos, para o atendimento de eventuais emergências, conforme informações da prefeitura.

Pra pedir ajuda

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) e pelo 153 (Centro de Operações da Defesa Social – Guarda Municipal). Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Copel.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Preso suspeito de matar morador de rua, para roubar apenas R$ 20