Servidores, aposentados e pensionistas

Servidores da Prefeitura de Curitiba têm reajuste de 7,17% nos salários sancionado por Greca

Rafael Greca
Rafael Greca. Foto: Thiago Lisboa / SMCS.

Servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba terão a recomposição de 7,17% nos salários, aposentadorias e pensões de forma retroativa a 1º de novembro deste ano. A lei que estabelece o índice de 2022 foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca, após aprovação na Câmara Municipal de Curitiba. Ela foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (2).

LEIA MAIS – Veja o que abre e fecha em Curitiba na segunda-feira, dia de jogo do Brasil

O índice corresponde à inflação calculada com base no IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2021 a setembro de 2022 a servidores e agentes públicos da administração direta, autarquias e fundações públicas, incluindo os profissionais contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS) e conselheiros tutelares.

Também foi sancionada a lei que estabelece o valor dos subsídios dos conselheiros tutelares, que passarão a receber o valor de R$ 5.961,02.

LEIA AINDA – “Maior terreno residencial de Curitiba”, área onde funciona a Uniandrade vai à leilão

O percentual está dentro dos limites da disponibilidade orçamentária, conforme a legislação federal e municipal acerca da responsabilidade fiscal. Só no Executivo, o reajuste beneficia profissionais que têm 48,7 mil matrículas.

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias não terão a recomposição porque, a partir deste ano, os salários destas duas funções públicas passaram a ser vinculados ao reajuste do salário mínimo nacional. A mudança atende a Emenda Constitucional n.º 120, de 5 de maio de 2022 , válida para todo o país.

Cálculo preliminar da Superintendência de Gestão de Pessoal da Smap estima que o pagamento dos 7,17% terá impacto mensal de aproximadamente R$ 29,2 milhões na folha de pagamento da Prefeitura de Curitiba.

Quando será o pagamento

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) informa que o pagamento da diferença relativa ao salário de novembro será creditada no dia 16/12. Nos salários e benefícios de dezembro, que serão antecipados para o dia 20, o valor será corrigido com o índice de 7,17%.

VIU ESSA? Curitiba divulga novo cronograma de vacinação com a 4ª dose contra covid-19

A recomposição também tem impacto sobre o 13º salário de 2022, que já teve as duas parcelas pagas, dias 12 de abril e 22 de novembro. O pagamento desta parte será dia 19 de dezembro.

Nos três dias de pagamento – 16, 19 e 20/12 – o crédito na conta do servidor, aposentado ou pensionista será feito ao longo do dia.

Cartão Qualidade

A margem consignável do Cartão Qualidade será antecipada para o dia 15 de dezembro. A partir desta data, os servidores poderão consultar o valor autorizado para utilização e fazer suas compras nos estabelecimentos conveniados. Geralmente, a margem é liberada dia 21.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.