Um dos hospitais mais antigos do Paraná, a Santa Casa de Curitiba, reinaugurou nesta segunda-feira (9) seu pronto atendimento, que passou por uma reforma completa que durou nove meses. Renovado, o espaço amplia a capacidade de atendimento da Santa Casa e deve proporcionar maior comodidade aos pacientes.

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Na reforma, a fachada do pronto atendimento foi refeita, espaço e áreas internas foram adequadas em relação à acessibilidade e uma área coberta para embarque e desembarque de pacientes foi construída. Outro espaço da Santa Casa reformulado foi o Centro de Diagnóstico e Tratamento que está com equipamentos novos, ambiente e fluxo de atendimento mais humanizados.

Após a revitalização, o local passou a ser chamado de Pronto Atendimento Dra. Wanessa Portugal, advogada que atuou em favor dos doentes e mais humildes. O Centro de Diagnóstico e Tratamento também foi batizado como forma de homenagem ao Monsenhor Marco Eduardo Jacob da Silva.

Pacientes de Colombo

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De acordo com secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que participou da cerimônia de reinauguração, o local reflete o que prima o Sistema Único de Saúde (SUS), de dar assistência a quem tem necessidade. “A Santa Casa de Curitiba é um marco na saúde do Paraná. É um hospital que está há mais de 140 anos prestando serviços aos cidadãos e se colocando à disposição de quem mais precisa”, afirmou ele, na solenidade.

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O secretário ainda destacou a parceria da Santa Casa com o governo estadual, na assistência de pacientes do município de Colombo e falou sobre o projeto para a construção de um heliponto no local. “Em nome do governador Carlos Massa Ratinho Júnior agradeço a diretoria e o Provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Carmo João Rhoden, por toda a parceria que estamos tendo na obra do heliponto, que é extremamente necessária para este local e também pelo apoio com o município de Colombo”, disse Beto Preto.

Atendimento

O Pronto Atendimento Dra Wanessa Portugal funciona 24 horas por dia, durante toda a semana. No local, serão atendidos pacientes SUS, de convênios e particular. Segundo a administração do hospital, o fluxo dos atendimentos também é novo e foi pensado com base em protocolos clínicos internacionais para garantir prioridades e a segurança dos pacientes.