As manilhas que literalmente o “emparedavam” se foram há vários meses e o cenário desolador, de lixo entulhado e usuários de drogas escondidos no local, deu lugar ao trabalho frenético de operários que já finalizaram a recuperação da estrutura original (contrapiso, colunas e lajes), a construção das novas paredes internas, a instalação das imensas janelas externas e toda a parte elétrica e hidráulica. Na reta final das obras, o Restaurante Popular do Capanema tem previsão de ser reinaugurado na segunda quinzena de dezembro e é uma promessa de campanha de Rafael Greca, que criou o pioneiro local em sua primeira gestão como prefeito.

continua após a publicidade

Nas próximas semanas, funcionários do consórcio ETM, responsável pelo renascimento do espaço, vão concluir as obras de acabamento do novo restaurante popular, localizado sob o Viaduto do Capanema, próximo à Rodoferroviária, no Centro da capital. Segundo Leandro Carlos Ribas, diretor da empresa ETM , o local já está 80% pintado e, nesta semana, os operários estão finalizando a colocação de azulejos em banheiros e áreas internas, do piso central de “granitina” e das forrações de teto em espaços de apoio.

Além disso, a equipe do consórcio será responsável por instalar interruptores, tomadas, luminárias e peças dos sanitários. “É uma obra que exige alguns cuidados, pois está sendo realizada sob um viaduto, que sofre dilatação natural, devido as variações de temperatura e ao tráfego. Assim, foi preciso todo um cuidado na hora da construção da nova alvenaria e da instalação das esquadrias das janelas”, lembrou o executivo.

O novo Restaurante Popular do Capanema, que integrará a rede administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), terá bilheteria, praça de alimentação, espaço de recebimento e manipulação das refeições, área de higienização de utensílios, banheiros, vestiários e salas de apoio. “Com a finalização das obras do consórcio, a Smab poderá iniciar a colocação, em seguida, dos equipamentos para servir refeições (que não serão preparadas no local), bem como das mesas e cadeiras da praça de alimentação”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

continua após a publicidade

A reconstrução do Restaurante Popular do Capanema está recebendo R$ 1,3 milhão de investimento e é uma medida compensatória socioambiental pela implantação do estacionamento subterrâneo, sob a Avenida Presidente Affonso Camargo, pelo consórcio ETM, formado pelas empresas Estapar, Tucumann e J. Mallucelli. Além disso, o Governo do Estado repassou para a prefeitura R$ 345 mil, que estão sendo usados para a compra dos equipamentos para servir e do mobiliário da praça de alimentação.