A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta terça-feira (11) que pretende revitalizar a área onde estão localizados o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e o Terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba. O projeto inicial propõe uma transformação radical na área que faz parte da memória e do dia a dia de gerações de curitibanos e está sendo bastante criticado por arquitetos e especialistas em patrimônio da capital.

continua após a publicidade

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com a gestão municipal, a proposta é revitalizar o espaço por meio de uma parceria público-privada e transformá-lo em um polo de turismo religioso nacional. Para isso, prevê a construção de uma praça elevada sobre o terminal de ônibus, a partir do nível de acesso da igreja. Com isso, o santuário passaria a ser o ponto focal da área e serviria como uma espécie de mirante para a região do Rebouças.

“Queremos criar uma praça de convívio urbano na região do Guadalupe, oferecer um espaço mais qualificado do que o atual. Essa é a intenção do projeto”, resume o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Luiz Reinert.

continua após a publicidade

Segundo ele, a prefeitura tem como meta a requalificação urbana de alguns pontos da cidade, entre eles o do Guadalupe. Ao mesmo tempo, o santuário havia apresentado a necessidade de modificar e ampliar suas instalações, o que contribuiu para que o projeto de requalificação fosse “startado”. “Unimos o útil ao agradável, pois podemos fazer disso um processo de devolução do espaço público para a cidade”, acrescenta o presidente.

+ Câmara aprova redução de secretarias proposta por Greca

continua após a publicidade

Ele reforça, ainda, que a praça será uma espécie de complemento aos serviços urbanos presentes no local. Isso porque, sob ela, funcionarão o terminal de transporte e as áreas comercial e de estacionamento. O projeto ainda prevê um espaço reservado à TV Evangelizar.

Críticas

É ponto pacífico que a região do Guadalupe demanda um projeto de revitalização que devolva a segurança e a qualidade do espaço urbano ao local. A proposta apresentada pela prefeitura, no entanto, tem recebido críticas de arquitetos, urbanistas e especialistas que questionam a qualidade arquitetônica do projeto e sua possível interferência sobre o patrimônio construído da cidade.

Isso porque o Guadalupe foi o primeiro terminal rodoviário de Curitiba (sendo substituído na década de 1970 pela Estação Rodoferroviária) e teve seu projeto assinado pelo engenheiro Rubens Meister, como lembra o arquiteto e urbanista Fábio Domingos Batista, da Grifo Arquitetura. Meister foi um dos expoentes da arquitetura moderna da capital, sendo responsável, também, por projetos como o do Teatro Guaíra e do Centro Politécnico.

“O que me espantou neste projeto é que ele irá demolir ou criar uma grande área coberta em um prédio que tem uma importância histórica para a cidade substituindo-o por algo que não tem uma qualidade arquitetônica melhor”, aponta Batista.

Arquitetos criticam o projeto e afirmam que desfigurar a região e que novo espaço não tem maior qualidade arquitetônica. Foto: Reprodução/Facebook Prefeitura de Curitiba

Moisés Stival, mestre em arquitetura e chefe substituto da divisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), concorda. Na opinião dele, o que precisaria ser feito era uma intervenção urbana que tentasse restaurar o conjunto urbano reconhecendo os valores culturais daquele bem. “Investir na conservação urbana é uma atitude contemporânea. A partir do momento que se desfigura a arquitetura de tal forma, começa a se esconder os valores que a obra tem”, acrescenta.

Os profissionais questionam, ainda, o fato de a prefeitura apresentar uma proposta de revitalização fechada, ao invés de discuti-la com a comunidade e/ou de abrir um concurso público para sua escolha. Segundo Batista, isso faria com que arquitetos de todo o país pudessem pensar na melhor proposta para aquela área, ampliando as soluções para sua requalificação. “A cidade poderia ganhar muito com isso”, resume.

Marte e outros três planetas podem ser vistos no céu de Curitiba esta noite