Valorização

Projeto de revitalização promete transformar a orla de Paranaguá

Imagem: Ricardo Amaral Arquitetos Associados / divulgação.

O projeto que promete transformar o Centro Histórico de Paranaguá será apresentado à população nesta quarta-feira (03/12), às 19h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). A reunião técnica organizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão terá apoio do Governo do Estado, Paraná Projetos e do escritório do arquiteto Ricardo Amaral, por meio da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

A iniciativa faz parte de um trabalho amplo de requalificação do Centro Histórico, com o Governo do Estado responsável pelo projeto, enquanto a Prefeitura de Paranaguá cuida da obtenção da licença ambiental prévia junto ao IAT e da condução dos estudos complementares.

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, o projeto abrange uma extensa área, que transformará todo o Centro Histórico de Paranaguá.

“O Governo do Estado nos concedeu um projeto e estamos buscando o licenciamento da obra junto aos órgãos competentes. É uma obra extensa, que inicia na ponte da Ilha dos Valadares, Mercado do Peixe, haverá a revitalização com um estacionamento público, urbanização ampla de toda a Rua General Carneiro até a Benjamin Constant e a revitalização do Centro Gastronômico, que envolve paisagismo, urbanismo, iluminação pública”, explica a secretária Vânia Foes.

Valorização da identidade histórica

A secretária destaca a importância do projeto para o cotidiano dos moradores e para o desenvolvimento turístico da região.

“O nosso objetivo é resgatar a importância de Paranaguá como Mãe do Estado, a importância daquele local e resgatar a cultura e a autoestima do parnanguara, que precisa entender que o nosso Centro histórico tem uma riqueza e beleza ímpar”, diz Vânia.

“E a partir daí, oferecendo segurança, limpeza, oportunidade de desenvolvimento de uma gastronomia diferenciada, nós queremos que esse espaço seja usado pelo parnanguara e logicamente, a atração do Turismo vem pelo próprio desenvolvimento econômico. Isso acaba por dar mais incentivo aos comerciantes e as pessoas que moram nas redondezas”, diz a secretária.

“O nosso intuito e da Gestão Municipal é que o Centro Histórico seja resgatado, renasça e seja requalificado”, enfatiza Vânia.

Sobre as próximas etapas, a secretária informa que no início do ano deve ser lançado pelo Governo do Estado o edital da concorrência da licitação para que a obra possa iniciar. Por isso, ela reforça a importância da participação popular na discussão do projeto.

“A reunião será uma oportunidade única de discutir o projeto. Para que o projeto executivo seja mais bem elaborado e atenda os anseios da população, nós precisamos da reunião técnica para que o projeto seja apresentado para quem ainda não o conhece, e as pessoas levarem sua demanda, a sua perspectiva, o seu entendimento daquele espaço urbano. Nós temos um sítio histórico ali. Nós temos muitos moradores na região e eles precisam dizer o como sentem esse espaço”, enfatiza a secretária.

Expectativa dos comerciantes

Para os comerciantes da região, a expectativa é de que a revitalização traga mais turistas e movimento para o Centro Histórico. Luís Eduardo Kmiecik Júnior, comerciante local, está otimista com as mudanças. “Pelo projeto que a gente viu, esperamos que seja igual e que atraia bastante turista. A nossa cidade tem muito potencial para isso”, declara o comerciante.

“É importante que a opinião dos moradores e comerciantes seja respeitada. Vai melhorar bastante porque com os locais reformados, as pessoas vão começar a vir visitar”, completa.

Jorge da Cruz Júnior, gerente de um restaurante na Rua da Praia, acredita no potencial turístico da região. “O que mais esperamos é atrair o turista e ter uma infraestrutura melhor. Nós temos uma orla linda que precisa ser lapidada para se tornar referência no Turismo”, enfatiza.

No Mercado Municipal, a comerciante Vera Lopes não esconde o entusiasmo com a proposta. “Essa reforma vai ser uma maravilha. É uma alegria. Vai melhorar para nós e vai ser muito bom para quem vem aqui. Porque os turistas vão ter algo novo para ver”, enfatiza.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna