Lei Orçamentária Anual

Problemas no bairro? Fala Curitiba ouve as prioridades dos moradores para 2023

Fala Curitiba. Foto: Hully Paiva/SMCS

Desde a última segunda-feira (11), o curitibano tem a chance de participar da escolha das prioridades da Lei Orçamentária Anual (LOA) para execução a partir de 2023 na cidade. A última etapa do programa de consultas públicas, o Fala Curitiba, conta com pontos itinerantes em todas as regionais, além de votação pela internet, por meio do site fala.curitiba.pr.gov.br.

LEIA TAMBÉM:

>> Linha Verde tem empresa que não entregou obra em consórcio da nova licitação

>> Conheça mais sobre os 19 Consegs de Curitiba. Leia aqui na Tribuna!

>> Manutenção pode causar falta de água em Curitiba e Almirante Tamandaré quinta-feira

As demandas estipuladas na fase anterior foram organizadas por Política Públicas e enviadas às secretarias correspondentes. Cerca de 30 solicitações por regional foram consideradas viáveis, depois de reuniões envolvendo as áreas, a Secretaria do Governo Municipal, o  Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e as administrações regionais.

A análise dos pedidos consistiu na deliberação de sua viabilidade técnica, legal e financeira, além de determinar se a demanda deve ser atendida pela Prefeitura de Curitiba. As respostas para as demandas que não entraram na votação final foram disponibilizadas no site do Fala Curitiba e em edital no dia da reunião presencial, nas regionais. Os cidadãos interessados poderão fazer a consulta.

Onde votar

Quem deseja participar, pode votar pela internet, acessando o site do Fala Curitiba, ou respondendo as fichas em papel que serão distribuídas pelas administrações regionais e nos pontos do Fala Móvel.  A programação do Fala Móvel pode ser conferida ao final deste link.

O Fala Curitiba

Desde 2017, o programa Fala Curitiba abre espaço para que a população possa ajudar a construir a LOA para o ano seguinte. Antes da Lei Orçamentária Anual, o cidadão participa também da preparação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), etapas que foram realizadas no primeiro semestre do ano.