enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Vigília petista

Prisão de Lula e acampamento de manifestantes no entorno da PF completam um mês

  • Por Luiza Luersen
Acampamento pró-Lula "Marisa Letícia". Foto: Atila Alberti

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou um mês nesta segunda-feira (7) e ele segue detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida, em Curitiba, condenado a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

Após sua chegada a Curitiba, militantes e apoiadores do petista montaram um acampamento no entorno da PF, lugar onde o grupo permaneceu e pernoitou, durante dez dias. Atualmente, somente a vigília é feita no local. Por decisão da Justiça, o acampamento foi transferido para um terreno no mesmo bairro, a cerca de 15 minutos a pé da Polícia Federal. De acordo com os organizadores do movimento “Lula Livre”, que reúne cerca de 300 pessoas, não há data para que eles deixem Curitiba.

Leia mais: Um mês após prisão de Lula, vigília diminui, mas tensão é crescente

“Foi um mês de muita resistência e luta, e vamos ficar até a saída do ex-presidente. Tivemos alguns acordos e vivemos em negociação com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Permanecemos com o acampamento e seguimos lutando”, enfatizou Regina Cruz, presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR).

Acordo

Durante esses trinta dias de acampamento, manifestações e até atentado a tiros, algumas mudanças surgiram. Entre elas, a transferência do acampamento da região da sede da Polícia Federal, no dia 17 de abril, para outro local.

O acordo entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Prefeitura de Curitiba, Ministério Público do Paraná (MP-PR) e representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT) acertou a saída do acampamento das ruas mais próximas da PF e retirou a multa aplicada pela Justiça aos manifestantes.

Leia mais: Quanto tempo Lula ficará preso na sede da PF em Curitiba?

Ao longo deste período, diversos moradores do bairro reclamaram da presença do grupo. Mesmo com a transferência do acampamento, centenas de militantes permanecem no entorno da PF ao longo do dia. E por causa das reclamações, algumas regras foram impostas.

Nos arredores da PF, depois da mudança do acampamento, foram mantidas apenas quatro tendas institucionais para dar suporte aos atos públicos, que podem acontecer das 8h às 21h, no entanto, o barulho e uso de caixas de som só é permitido até as 19h30.

Sem data pra sair

“Vamos continuar com a nossa vigília e respeitando as famílias que moram ali. Isso é importante e temos diálogo, para que não haja conflito. Para que seja uma relação saudável e tranquilo. A vigília continua, já que não tem tempo determinado. Vamos continuar até que o Lula seja solto. Todos os dias damos bom dia, boa tarde e boa noite ao presidente. Permanecemos com essas 300 pessoas em Curitiba e haverão outros atos em todos os lugares do Brasil” contou Celso Medeiros Barbosa, membro da coordenação estadual do Movimento Sem Terra (MST).

Leia também: Bolsonaro lidera corrida eleitoral em cenário sem Lula

Mesmo com o acordo, moradores do bairro Santa Cândida organizaram atos nas últimas semanas em frente à Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, para protestar contra a presença de manifestantes pró-Lula nos arredores da Polícia Federal.

Descontentes, eles também exigiram que a prefeitura cobre da Justiça o cumprimento da decisão que proíbe acampamentos na região da PF. Na ocasião, alguns deles distribuíram coxinhas aos pedestres com o argumento que o salgado era “pago com o dinheiro deles e não do governo”.

Ataque a tiros ao acampamento contra prisão de Lula deixa duas pessoas feridas

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

72 Comentários em "Prisão de Lula e acampamento de manifestantes no entorno da PF completam um mês"


Antonio
Antonio
3 meses 15 horas atrás

O culpado de curitiba estar desse jeito, é desse Juiz que condena sem provas, se querem acabar com o acampamento Lula Livre, é só se ajuntar a ele e manifestar a favor de Lula tambem, caso contrario,tenha paciência até soltar o Lula.

RIC Paranaense
RIC Paranaense
3 meses 6 dias atrás

#LugardeCorruptoeLadrãoÉNaCadeia

RIC Paranaense
RIC Paranaense
3 meses 6 dias atrás

Pra mim tinhm que reviver a dobradinha DIlma/Temer com o padrinho Lularápio todos juntos na cadeia!!! KKKK Votem 13 quem quer vê-los juntos novamente!!! KKKKK

Cesar
Cesar
3 meses 6 dias atrás

E 30 é para os barnabés, os líderes levam 140 com direito a ioga e massoterapia – Tá com dor nas costas chega lá.

RIC Paranaense
RIC Paranaense
3 meses 6 dias atrás

KKKKKKK …Se precisarem a PM pode ajudar nas massagens …tem umas balas de borracha bem boas para isso! KKKKKKKKKKK

Antonio
Antonio
3 meses 15 horas atrás

ta com espirito do Bulsomerda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cesar
Cesar
3 meses 6 dias atrás

A 30 por dia livre de despesas é novecentão – Assim sem fazer qualquer força até que não está ruim.
Para quem detesta trabalho não há muito do que se reclamar. Duro é passar o fax no banheiro químico.

RIC Paranaense
RIC Paranaense
3 meses 6 dias atrás

O pessoal tá indo aos pouquinhos…kkkkk dinheiro acabando …friozinho chegando….

Raul .
Raul .
3 meses 6 dias atrás

se tá rui então vá embora, vc não precisa ficar aí kkkkk

Cesar
Cesar
3 meses 6 dias atrás

Não tolinho, eu trabalho – Meu dinheiro eu mesmo ganho.
E você filhinho da mamãe pode fazer o mesmo, só chegar no CIEE e pedir um estágio. Não mata viu… Já pensou em ir na baladinha sem dinheiro do papai?

Raul .
Raul .
3 meses 6 dias atrás

hahahahaha vcs são deprimentes, mas tudo certo…

RIC Paranaense
RIC Paranaense
3 meses 6 dias atrás

Para nós está mesmo!! KKKK LAdrão na cadeia e a gente que é honesta livre!! Tudo certinho!!

Raul .
Raul .
3 meses 6 dias atrás

ok!

David
David
3 meses 6 dias atrás

Quem faz a alegria dos cumpanheiros da CUT / MST liberando o brioco no Acampamento do Santa Candida? RAUL, RAUL, RAULLLL!!!! hahahaha

RIC Paranaense
RIC Paranaense
3 meses 6 dias atrás

Pô Cesar…quer parar de xingar o coitado??? Mandar fazer estágio…trabalhar?? KKKKK Voce está apelando hein?!!! Bom mesmo é ficar mamando em mesada ou ajuda de custo. Os Sindicatos que o digam!

1 2 3 5
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas