O Parque Verde, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, ganhou novos moradores na última sexta-feira (14/11). A Prefeitura soltou dois mil quilos de carpas-capim e outras 200 carpas coloridas no lago do ponto turístico. A pesca dos animais continua proibida e é monitorada pelas equipes do município.

continua após a publicidade

A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coordenada pelo Departamento de Agricultura, tem como objetivo reduzir a proliferação excessiva de vegetação dentro do lago e evitar o assoreamento das margens. As espécies foram escolhidas justamente por atuarem de forma natural nesses dois processos, ajudando a manter o equilíbrio do ambiente aquático.

“A carpa-capim controla macrófitas aquáticas, que são plantas que crescem de forma acelerada na água. Já a carpa colorida consome grandes quantidades de plâncton, contribuindo para manter a qualidade da água”, explica a bióloga Natália Lucindo. Segundo ela, cada espécie cumpre uma função específica, mas ambas trabalham de maneira complementar para estabilizar o ecossistema.

As carpas também são conhecidas pela alta resistência a mudanças bruscas de temperatura, comuns em lagos urbanos e capazes de provocar mortalidade de peixes, como ocorreu recentemente no lago do Parque Bacacheri, em Curitiba. Além do papel ambiental, as carpas coloridas ajudam a ornamentar o parque.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fazenda Rio Grande.
continua após a publicidade

Antes da soltura, o lago passou por uma etapa de preparação. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente avaliaram o pH e a qualidade da água para garantir que o local estivesse adequado para receber os novos habitantes. Apenas após a confirmação dos parâmetros ambientais é que os peixes foram introduzidos no espaço.

A Prefeitura reforça que o cuidado com os animais também depende da população. Moradores e visitantes devem evitar jogar alimentos aos peixes e descartar lixo no lago. A pesca, além de proibida, compromete o trabalho de controle ambiental desempenhado pelas espécies.

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉